“Do samba à bossa nova”, segundo tema do ciclo de encontros mensais Do Sulco ao Bit, nesta quarta-feira, no Oi Futuro Ipanema, recebe Nei Lopes e Ruy Castro, com participação especial de Soraya Ravenle, Zé Paulo Becker e Oscar Bolão, a partir das 19h30m. Como o nome sugere, a série parte das gravações em sulcos dos discos de acetato em 78 rpm até os bits digitais. A ideia dos encontros é aprofundar a história da música brasileira sob a ótica de especialistas e pesquisadores e com o charme das interpretações de sucessos de cada época.
No encontro deste mês, o cantor, compositor, pesquisador e escritor Nei Lopes, e o jornalista e escritor Ruy Castro esmiuçam a história do samba, que se confunde com a história brasileira. A dupla discutirá a formação do gênero musical, com os seus principais personagens e gêneros irmãos, como samba-choro, samba de breque e o samba-canção, o mais próximo da bossa nova.
- Com esse ciclo de encontros desejamos identificar, valorizar e resgatar partes da memória musical brasileira que nem sempre estão em evidência, facilitando o acesso e reconhecimento do vasto patrimônio musical nacional. Também queremos possibilitar que historiadores, artistas e especialistas expressem as suas visões sobre cada um desses períodos, além de abrir espaço para o debate e a troca de conhecimento com o público - diz o produtor cultural e presidente do IMMuB, João Carino, que fará a mediação de todas as edições.
Até dezembro, haverá mais três temas: “Do maxixe ao funk”, em 5 de outubro; “Do choro à eletrônica”, no dia 16 de novembro e “Da rádio à web”, em 14 de dezembro.