O Prosa na Cozinha terá na próxima semana como convidados da curadora Manu Zappa os chefs Pedro Attayde, do Po’boys, e Adriana Veloso, da casa de culinária típica do norte Pescados na Brasa. Os alunos vão observar e participar do preparo, além de degustar ao fim. Na segunda-feira, às 20h, Pedro vai ensinar receitas da gastronomia Cajun. Como em seu restaurante, os pratos têm inspiração na Luisiana, com raízes francesas, espanholas e também a Soul Food Africana.
Para começar, será Crawfish Boil: lagostins e milhos frescos, batatas e temperos típicos. Jambalaya será o prato principal, uma espécie de Paella típica de Nova Orleans e toda da Luisiana, com frango e linguiça defumada. O cobbler de maçã com sorvete de creme e calda de caramelo será a sobremesa.
- Eu estou muito feliz com essa parceria. Acompanho a Manu desde que o Prosa começou e sempre participar, ainda mais falando de um assunto que eu amo, uma cozinha pouco conhecida mas cheia de personalidade, técnicas e sabores que são só dele. Vai ser um prazer enorme fazer dar essa aula, as ideias não param de surgir - diz Pedro Attayde.
O Po’boys Soul Food fica na Rua Carlos Vasconcelos 60, Tijuca. Telefone: (21) 97603-8003. Horário: De quarta-feira a domingo das 18h às 23h.
Já Adriana Veloso será nesta quarta-feira, também às 20h. Ela ensinará três pratos de sucesso no Pescados na Brasa: casa, que fica no bairro do Riachuelo, são eles: dadinho de pirarucu (iscas de pirarucu empanadas), gigante do bem (lombo de pirarucu frito regado no tucupi com camarão seco, servido com arroz, pirão e farofa) e o arroz paraense (arroz com camarão seco e jambu regado com tucupi).
- Decidi fazer esses três pratos, o dadinho de pirarucu, o gigante do bem e o arroz paraense. Vou usar pirarucu para ensinar para as pessoas entendam a importância de ajudar o próximo. O pirarucu é um peixe totalmente sustentável, de manejo, que ajuda várias famílias ribeirinhas e indígenas, além de ser um peixe com uma carne muito saborosa. Ele combina com quase tudo. Quis fazer uma homenagem mesmo à minha cidade, Belém. É um prato muito típico, feito com camarão seco, arroz, jambu e tucupi. Maravilhoso - diz Adriana.
Adriana atribui o sucesso da comida paraense ao tempero:
- Você acaba descobrindo outros sabores, que as pessoas não têm muito hábito de comer. A pimentinha de cheiro e a chicória, que são ervas nossas, deixam o prato muito saboroso. Talvez por isso faça tanto sucesso. A comida paraense é de muito afeto, feita sempre com muito carinho por pessoas que realmente gostam de cozinhar. Acho que é daí que vem o sucesso.
O Pescados na Brasa fica na Rua Vitor Meireles 92, Riachuelo. Pedidos pelo link https://pescados-na-brasa.goomer.app/menu. Telefones: 2239-9540 e 99359-4753. Horário: De terça a sábado, das 11h às 21h30. Domingo, das 11h às 18h.
Serviço:
Prosa na Cozinha
Po’Boys Soul Food
Horário: segunda-feira, às 20
Inscrições: (21) 99777-2585
Preço: R$300
Pescados na Brasa
Horário: quarta-feira, às 20h
Inscrições: (21) 99777-2585
Preço: R$300