Para comemorar seu primeiro aniversário, o Puro, no Jardim Botânico lançou dois rótulos próprios de vinho, produzidos nos Campos de Cima da Serra (RS): um branco não-filtrado Sauvignon Blanc (2014), de aroma intenso e elegante; e um tinto Cabernet Sauvignon (2008), que destaca os aromas de cassis e ameixa, com notas de pimenta preta e com acidez equilibrada.
O primeiro, com apresentação ligeiramente turva, é refrescante e ideal para saladas, peixes e queijos, como ricota que recheia o pastelini, a massas da casa; o segundo é indicado para acompanhar carnes vermelhas como o matambre braseado, um dos carros-chefes do restaurante.
Na cozinha, o chef Pedro Siqueirausa técnicas atuais para dar roupa nova aos clássicos caseiros, que marcaram sua infância. Um deles é o matambre braseado com abóbora caramelada, receita original de sua avó que ganhou o toque do chef com a farofa de erva mate.
- O que eu quero aqui é fazer o simples, uma cozinha que resgata o lado afetivo das receitas, mas que seja exclusiva e verdadeira, uma cozinha de origem caseira - explica.
Entre os petiscos, o chef criou o bolinho de arroz carreteiro com queijo minas padrão e chips de raízes com sal de limão. De entrada, opções como ravióli grelhado de pupunha recheado com cogumelos frescos e saladinha de ervas; e moela de pato confitada com cebola caramelizada e prensa de tomate assado.
Para os principais, além do matambre, Pedro preparou delícias como pato assado na panela com purê de batata e farofinha crocante; ou filé mignon curado com batata baroa assada e pirão de queijo. Para fechar a noite, pão de mel com farelo crocante de canela e sorvete de doce de leite; mousse de chocolate com flor de sal e fio de azeite; naco de tapioca com caramelo salgado, bergamota e praliné de biscoito leque.