O mais emblemático clube de jazz do mundo, o nova-iorquino Blue Note, abre sua primeira filial no Brasil em agosto e acaba de anunciar sua programação de estreia, com o violoncelista e maestro Jaques Morelenbaum, do grupo Orquestra Atlântica, no dia 30 de agosto. Na semana seguinte, dia 7 de setembro, é a vez do americano Maceo Parker, saxofonista que fez parte da lendária banda do cantor James Brown. Também passarão pelo palco da casa, Chick Corea, um dos mais respeitados músicos do planeta, que vem pela primeira vez ao Brasil, em outubro, com o projeto “The Chick Corea and Steve Gadd Band”; o músico, compositor e produtor Sergio Mendes, um dos maiores astros internacionais da música brasileira; além do trompetista americano Chris Botti, artista instrumental de jazz que mais vendeu discos no mundo.
Da Europa, a baterista e compositora Anne Paceo; a cantora inglesa Ala.ni; a harpista francesa Laura Perrudin; a cantora portuguesa Teresa Salgueiro, ex-vocalista do Madredeus; e o violinista Didier Lockwood estão entre as atrações confirmadas. Entre os shows nacionais, ainda tem a cantora Baby do Brasil, que apresenta a sua turnê “Baby do Brasil Experience” com os guitarristas Daniel Santiago e Frank Solari, também estão na programação. As vendas começaram na sexta-feira pelo site www.bluenoterio.com.br.
O responsável por trazer o jazz club para o Rio é o empresário Luiz Calainho. A casa estará localizada no Complexo Lagoon, com 790m², capacidade para 350 espectadores e dois bares. A partir de agosto, serão shows regulares, de quarta a sábado, com dois destaques nacionais e internacionais no mês e três bandas residentes (duo, trio e quarteto), que ainda estão sendo definidas.