Quantcast
Channel: Saideira - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331

Desentendimento com organização pode tirar microcervejarias de festival em Blumenau

$
0
0

O festival levou 41 mil pessoas para o Parque Vila Germânica

Há duas semanas, o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, batia recorde reunindo mais de 41 mil pessoas e 123 cervejarias em sua sétima edição. Considerada a mais importante do país para o mercado cervejeiro, a feira teve seus momentos de polêmica: as vaias à Bohemia durante premiação do concurso de cervejas e o protesto de donos de cervejaria que se sentiram lesados quando a organização cogitou abrir um pavilhão extra do Parque Vila Germânica que leva o nome da marca Eisenbahn (está bem explicado aqui, em publicação do Jornal de Santa Catarina). 

Baixada a poeira, o SAIDEIRA falou com os envolvidos no anticlímax. Em carta aberta divulgada pela Associação Brasileiras de Cerveja Artesanais (Abracerva), o grupo deixava no final uma mensagem em tom de ameaça: "É provável que as cervejas artesanais não venham mais ao festival em Blumenau". Na semana passada, o presidente da associação, Jorge Gitzler, conversou com a reportagem:

- Ainda estamos de ressaca, temos muito tempo para pensar. Se Blumenau se colocar como um festival de microcervejarias, vamos prestigiar em peso. Mas se for das grandes, não tem mais razão para participarmos - avisa Gitzler em referência à Eisenbahn, marca da multinacional japonesa Brasil Kirin. - Esse é um festival de microcervejarias e foi um sucesso, com ingressos esgotados. Não era justo dividir o público no dia de maior movimento (sábado). Seria dramático para nossas vendas.

O representante dos empresários cervejeiros afirmou que ouviu muitos pedidos de membros da Abracerva para que um festival independente seja realizado.

- É uma das ideias, mas nossa instituição não tem nem dois anos, é muito pequena. Há um trabalho a ser feito, mas o pessoal tem pedido muito - diz.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Turismo de Blumenau, que organiza o festival, destacou que a intenção com a abertura do pavilhão era aumentar em 10% a área e garantir mais conforto para os visitante. Disse também que "casualmente esse espaço possui naming rights e é chamado Eisenbahn Biergarten". Em tom conciliatório, parece indicar que as exigências da Abracerva serão cumpridas.

- Isso não foi bem aceito pelos cervejeiros e a medida já foi revista, tanto que no ano que vem está descartada a abertura do pavilhão - afirmou em nota a secretaria, que descarta um possível esvaziamento em 2017. - Acreditamos que seja improvável. O evento está absolutamente consolidado, sucesso de público e crítica, tanto que chegou ao número de 41 mil visitantes, 18% a mais que no ano passado, com aumento de consumo em 50% em um momento de crise econômica no Brasil.

Procurada pelo SAIDEIRA, a Eisenbahn respondeu em nota:

"A Brasil Kirin acredita, apoia e respeita o Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau. O Festival, assim como as nossas marcas, tem como objetivo democratizar o acesso às cervejas especiais e ao universo cervejeiro. A Brasil Kirin reafirma o seu compromisso com o mercado e tem o objetivo de contribuir para o sucesso e consolidação do evento. Temos orgulho de ter em nosso portfólio a marca Eisenbahn, que nasceu e se fortaleceu em Blumenau."

LEIA MAIS: Fusão de Mistura Clássica com Beertoon promete reduzir preço de cervejas


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>