Um dos primeiros a apostar na revitalização da Zona Portuária, o Art Rua começa hoje, e vai até domingo, pela primeira vez no Santo Cristo, no caminho do VLT. Em um novo galpão - com o dobro de tamanho do ano passado - o festival de arte urbana oficial da Semana de Arte do Rio receberá, durante os quatro dias, mais de 30 artistas nacionais e estrangeiros, dez galerias, shows e festas - tudo de graça. São esperadas 75 mil pessoas, 25% a mais que em 2015.
Como todo ano, além das intervenções artísticas, o Art Rua oferece programação musica. Amanhã, sexta, o Galpão recebe a festa MOO, das 23h às 5h. No sábado, é a vez de Fiji, das 18h às 23h, seguido da Trappin até as 5h. E tem comidinha, claro. Foodtrucks - como o Ribz, Frites, Burguertopia, Blend, Ossos, Oinc, Dona Sebastiana e Piccole Gelato, além das foodbikes Morde & Assopra e Pão de Mel da Gema - estarão espalhados pelo evento.
A organização selecionou vinte nomes que irão pintar painéis e criar instalações exclusivas para o Art Rua. Um deles é o amazonense Sebá Tapajós, criador do projeto Street River, a primeira galeria fluvial do mundo. De Olinda, Pernambuco, Bozó Bacamarte aposta na xilogravura popular, sua identidade visual. E a fachada do galpão foi pintada pelos artistas Rimon Guimarães (PR) e Zeh Palito (SP), do projeto Cosmic Boys. E os franceses Mademoiselle Maurice e Snez pintaram a lateral do espaço: pássaros coloridos sendo libertados de uma gaiola cinza.
Outra novidade é a programação paralela. Na sexta-feira, acontece a abertura oficial do Rua City Lab, laboratório de experiências urbanas idealizado por André Bretas, Daniel Kraichete, Pedro Araripe e parceiros locais. Uma das atrações é a exposição “Somos todos imigrantes”, de William Baglione, além de programação musical com DJs, loja de design, banca de zines e publicações independentes de arte. Na parte gastronômica, haverá food trucks e empreendedores da Região Portuária.
- O Rua City Lab é um espaço permanente focado em economia criativa e colaborativa, que oferece coworking, formação e capacitação, eventos e galeria de arte. Seremos um espaço integrado ao Art Rua, com wifi, café e programação própria. Quando o Art Rua terminar, continuaremos abertos diariamente. Na semana seguinte ao evento, começa nosso happy-hour semanal - conta Daniel Kraichete, diretor do Distrito Criativo do Porto e curador de design do Rua City Lab.
Não sabe como chegar? Vans gratuitas farão transporte do público, saindo da loja Redley Ipanema (Rua Maria Quitéria, 99). O trajeto será: Ipanema, Lagoa, Humaitá, Void Botafogo, Flamengo, Rua das Laranjeiras, Santo Cristo (os pontos serão divulgados em breve nas redes sociais do evento).