Quantcast
Channel: Saideira - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331

Após 23 anos, cervejaria-escola do Senai encerra atividades em Vassouras

$
0
0

Cervejaria Escola com capacidade de produção superior a 10 mil litros por mês

Principal curso de técnico cervejeiro no país e referência na América Latina, o Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Vassouras, no interior do Rio, encerrará suas atividades no fim deste ano. Criado em 1993 num investimento em conjunto de grandes cervejarias, como Brahma e Antárctica - que seis anos mais tarde se juntariam para formar a Ambev - , o local mudou de perfil nos últimos anos e se transformou em um pólo de formação de profissionais que atuam no setor de cervejaras especiais, mercado em expansão no Brasil.

[LEIA MAIS: Gigante do ensino, Estácio lança MBA em negócios cervejeiros]

- Os técnicos cervejeiros eram formados na Alemanha, Espanha e Bélgica. Por isso, foi criado uma curso de 10 meses para abastecer o mercado nacional. Foram mais de 700 alunos. Não tem uma cervejaria que não tenha um técnico formado aqui - orgulhava-se Antônio Tavares, gerente do centro, em entrevista ao SAIDEIRA no ano passado.

Instalada em Vassouras, a cervejaria-escola com capacidade de produção superior a 10 mil litros por mês será transferida para o Senai Tijuca em 2017. Com a mudança das aulas para o Rio, a instituição promete renovar o maquinário, com a aquisição de equipamentos menores e mais modernos, que permitirão manter a capacidade de produção. O Senai espera ainda aumentar o portfólio de cursos no setor de bebidas. Com exceção das aulas no departamento de bebidas, todas as atividades no setor de alimentos já são oferecidas na unidade carioca.

O Senai informou que "mudança foi adotada considerando atender a uma demanda maior desses dois setores na Capital e Região Metropolitana, já verificada em segmentos como o de cerveja". A instituição disse ainda que "a economia brasileira nos últimos dois anos provocou uma expressiva redução nos investimentos das empresas, o que atingiu a capacitação profissional. (...) Como o Sistema Firjan precisa atender a exigências dos órgãos de fiscalização quanto à sustentabilidade financeira – equilíbrio necessário também para manter a excelência na prestação dos serviços – periodicamente é necessário ajustar o modelo de atuação de unidades Senai que estão com uma demanda de serviços muito abaixo da oferta."

[LEIA MAIS: Escola de cerveja oferecerá cursos durante a Oktoberfest, em Blumenau]


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>