A cidade acaba de ganhar três novas casas de massa artesanal que vão tirar os apreciadores da boa comida do sério.
Ipanema agora tem o Pici Trattoria, com Thiago Berton à frente da cozinha. Para os mais conservadores, o carbonara é a sugestão ideal, já que segue a receita tradicional: pancetta, e massa de fio longo e nada de creme de leite.
Para colorir o momento, a pedida é o nhoque ao pesto com creme de burrata e raspa de limão siciliano. Tem também o prato da casa, o Pici: com pomodoro, linguica artesanal e shitake.
Depois do Puro, no Jardim Botânico, o chef Pedro Siqueira abriu o Massa, no Leblon, onde funcionava o Q. Os princípios do chef são os mesmos (graças!): ingredientes de altíssima qualidade e uma cozinha que vale por um abraço.
O restaurante recebeu quatro garfinhos da crítica do Rio Show Luciana Fróes, que destacou o “rámen”, versão do macarrão oriental com caldo de porco, couve, cebolinha tostada, pasta de feijão-preto, barriga de porco e ovos, e sugere, entre outros, o espaguete com molho de tomate.
A Trattoria del Campo fica em São Cristóvão, um bairro que está cada vez mais badalado. A casa é de Francisco Pereira, o Chiquinho.
O primeiro motivo para comemorar é o ravioli di pêra: massa fresca recheada com pasta de pêra, fonduta de gorgonzola e nozes - que lembra os tempos do Quadrifoglio, que fechou em 2015.
Mas o cardápio tem ainda torteli di faraona, massa fresca recheada com galinha D’angola, molho do assado e laranja caramelizada; e Gnocchi di Baroa (nhoque de batata baroa com lagostins e tomate cereja.
Massa
Rua Dias Ferreira 617, Leblon
Telefone: 3985-8191
Pici Trattoria
Rua Barão da Torre 348, Ipanema
Telefone: 2247-6711/2247-6712
Trattoria del Campo
Rua Fonseca Teles, 29. São Cristovão
Telefone: 3518-0600