Serão 16 áreas principais, curiosidades em 40 mil páginas, mais de 1 milhão de fotos e 400 subdivisões que tentam explicar o Rio, em 70 idiomas. Mas o portal I Love Rio, que entrou no ar hoje, quer ir muito além do turismo: a ideia é mostrar ao mundo os pontos que o Rio tem de melhor, uma espécie de guia cultural da cidade.
- Queremos mostrar cada um dos aspectos que tornam o Rio um destino turístico único - explica Riccardo Giovanni, criador e responsável do site.
Entre os temas, estão turismo e cultura, além de gastronomia, estilo de vida, música, moda, esportes, história e negócios. Outros pontos interessantes são os “chamados tópicos para não mexer”, temas delicados para se comentar com os moradores da cidade, um guia dos grafites, além de indicações de filmes e produtos e um banco com dezenas de dissertações produzidas em universidades cariocas.
- Nós temos coisas sensacionais como a cobertura fotográfica dos grandes eventos da cidade como Réveillon visto por vários ângulos, inclusive do mar, Jornada Mundial da Juventude, Copa do Mundo e os desfiles de Carnaval. E o que é inédito, do ponto de vista das pessoas que participaram - adianta Riccardo.
Também será possível conhecer todos os bairros do Rio em detalhes, além das favelas cariocas - todos com seu contexto histórico. Já as praias são classificadas a partir do perfil dos frequentadores - família, natureza, noite e VIP. E os restaurantes estão listados a partir da culinária que oferecem, com a história de como e quando aquela cozinha específica chegou ao Rio.