Carnaval em tempos de crise, gestão nas escolas de samba e os desafios das agremiações para 2017 estão entre os temas que serão debatidos de quinta a sábado no Carnavália-Sambacon, no Centro de Convenções SulAmérica. Serão seis mesas de debates, dois painéis acadêmicos, três shows, além de desfiles e apresentações. Na abertura, nesta quinta-feira, ainda tem show do grupo Galocantô, com participação especial da cantora Alcione.
- Em paralelo, nós ainda realizamos o Encontro Nacional do Samba (Sambacon), com debates e palestras sobre temas ligados à infraestrutura, modelos de gestão e perspectivas para ocarnaval de rua - conta Nei Barbosa, um dos organizadores.
Pela primeira vez, o evento ainda terá uma mostra de filmes, o Cine Carnavália, com curadoria de Teresa Guilhon. Ao todo, serão exibidos quatro longa-metragem, além de curtas que mostram desfiles de escolas de samba, blocos, grandes sociedades, corsos e bailes.
Na sexta-feira, às 19h, ainda tem uma apresentação especial com os integrantes das 16 escolas de samba mirins do Rio. E às 21h, o Samba Social Clube apresenta os sambas-enredo que fizeram sucesso ao longo da história. O passaporte de R$ 30, válido para os três dias de evento, pode ser comprado na internet pelo site ou no local do evento.