Com 15 restaurantes participantes, o Festival Gastronômico de Búzios chega à 20ª edição durante todo mês de novembro, nos finais de semana (dias 5,6; 12, 13; 19, 20; 26 e 27 de novembro), das 12h à meia noite, no Porto da Barra, em Manguinhos.
Os restaurantes confirmados criaram menus inéditos, com entrada, prato principal e sobremesa, que custam entre R$ 99 e R$ 120. As receitas serão servidas somente durante o festival, que este ano também terá atividades culturais e esportivas, entre elas a Búzios Running, primeira corrida coletiva da cidade, marcada para 06 e 13 de novembro, das 7h às 13h, no Clube Aretê.
"A ideia é que o cliente venha ao Porto da Barra, assista ou participe de alguma atividade cultural e depois jante confortavelmente num dos restaurantes participantes. Temos cardápios atendendo a todos os paladares", diz o produtor Gil Castelo Brancom que participa desde a 1a edição.
Participam este ano restaurantes badalados como o A.Mar, com seu Arroz à Marinheira; Anexo Praia, com Nhoque de Camarão; Bar dos Pescadores, com seu Arroz de Polvo; o italiano Belli Belli Gastrobar, com sua Pizza de Friarelli; Donna Jô, com um Camarão Desconstruído no Abacaxi; Nami, com Lombo Saltado; e o Zuza, com Linguine com camarãoes, dentre outros.
O festival possui ações alinhadas com preservação ambiental, como coleta seletiva, sustentabilidade e apoio às entidades filantrópicas locais. Para este ano estão previstas como contrapartidas sociais Oficina de Boneca Negras; Oficina de Juquiá (instrumento tradicional de pesca), ambas no Porto da Barra; Curso de pão e montagem de marmita, destinado a mulheres carentes das comunidades de Búzios, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher; Campanha Olho no Óleo, para coleta de óleo nos restaurantes, em parceria com a Prolagos; e Campanha de Coleta Seletiva do Lixo, em parceria com a ONG de coleta seletiva de lixo de Armação dos Búzios.