
O Brasil ganhou destaque nas exportações dos vinhos portugueses nos seis primeiros meses de 2021: 42,3% de alta em comparação com o mesmo período de 2020, totalizando cerca de 32 milhões de euros. Em seguida, vieram os Estados Unidos, com 22,2% de crescimento e um valor maior de vendas, 54,7 milhões de euros. No total, essas vendas registraram crescimento de 19,3% em valor no primeiro semestre de 2021 em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo os dados da ViniPortugal, houve ainda aumento de 4,2% no preço médio.
Para Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, "os brasileiros gostam dos vinhos portugueses. Desde logo, são vinhos que falam a mesma língua que o povo brasileiro, e o que temos sentido é que muitos brasileiros começaram a beber mais vinho durante a pandemia". Para ele, a expectativa é de otimismo tanto para o segundo semestre, quanto para os próximos anos. Na entrevista exclusiva ao SAIDEIRA, ele destacou ainda o evento Vinhos de Portugal, em parceria com O GLOBO, em outubro. Confira a seguir.
A que atribui a alta de 42,3% nas exportações de vinhos portugueses para o Brasil no primeiro semestre?
Os brasileiros gostam dos vinhos portugueses. Desde logo, são vinhos que falam a mesma língua que o povo brasileiro, e o que temos sentido é que muitos brasileiros começaram a beber mais vinho durante a pandemia. A diferença dos vinhos de Portugal, pelas suas castas, pelos seus terroirs, assim como a relação afetiva entre os dois povos leva, naturalmente a que haja uma escolha por eles. É claro que não é indiferente o grande trabalho de promoção que os produtores de vinho e a organização dos Vinhos de Portugal têm feito no Brasil, fazendo chegar mais vinhos, com muita qualidade e que tem levado mais brasileiros a consumirem vinho.
Vinhos de Portugal 2021: nova geração aposta na sustentabilidade para produzir vinhos melhores e 'mudar o mundo'
O que mais o surpreendeu nesses primeiros seis meses do ano?
Sabendo do aumento do consumo per capita de vinho no Brasil em 2020, confesso que vejo com naturalidade este aumento de consumo em 2021. Segue o percurso normal de preferência de consumo por bebidas com mais qualidade e que seguem um estilo de vida mais saudável.

Qual sua expectativa para o segundo semestre com relação ao Brasil e a outros países?
Os Vinhos de Portugal têm vindo a afirmar-se internacionalmente nos 20 países onde fazemos promoção. Em praticamente todos estes países, os nossos vinhos têm crescido mais do que os vinhos de outros países, conquistando quota de mercado e a preferência dos consumidores. É um crescimento que temos vindo a observar nos últimos anos e que mais recentemente se tem tornado mais evidente. Por essas razões, olhamos para o segundo semestre de 2021 com muito otimismo.
E para 2022?
Pelas mesmas razões, olhamos para 2022 e para os próximos anos com forte otimismo. A excelência dos nossos vinhos, a sua diferenciação face aos vinhos dos outros países e a excelente relação preço/qualidade dos Vinhos de Portugal dão-nos forte expectativa de crescimento nos próximos anos. O mesmo tem vindo a ser afirmado por muitos líderes de opinião a nível mundial.
No caso do Brasil, que regiões produtoras que mais nos vendem vinhos?
Praticamente todas as regiões de Portugal exportam vinhos para o Brasil, mas as regiões mais dinâmicas têm sido Alentejo, Douro, Vinhos Verdes e Lisboa.
E as regiões e/ou estados brasileiros que mais consomem vinhos? Quais são os estilos de vinhos portugueses preferidos dessas áreas?
Talvez por haver um foco maior na promoção, as regiões que mais vinho português têm consumido são o Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, embora haja outras cidades onde o consumo dos nossos vinhos estejam a crescer muito. Refiro-me a Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis e São Salvador da Bahia, entre outras cidades.
Vinhos de Portugal 2021:programação inclui três provas sobre o Douro e talk show com Claude Troisgros
Como as diferentes regiões de Portugal estão trabalhando / divulgando seus vinhos aqui no Brasil?
Nas ações de promoção dos Vinhos de Portugal, temos produtores de todas as regiões, embora algumas dessas regiões façam também algum trabalho de promoção no Brasil. São várias as nossas ações de promoção que passam por participação em feiras de vinhos, realização de provas em várias cidades, formação para sommeliers, Festival dos Vinhos de Portugal com a Abras, onde estão mais de 3.000 supermercados colocando em destaque os Vinhos de Portugal e, claro, a nossa ação de grande prestígio e que atrai muitos milhares de consumidores que são as provas no Rio de Janeiro e São Paulo, ações essas em parceria com O GLOBO. Devido à pandemia, essas ações foram realizadas de forma digital em 2020 e também serão dessa forma em 2021 mas, todos o esperamos, voltaremos ao formato habitual em 2022. Posso afirmar que são os melhores eventos de vinhos realizados no Brasil nos últimos anos.
Qual é o vinho português preferido do brasileiro? Como tornar outros estilos mais conhecidos aqui?
O vinho português preferido dos brasileiros é o Vinho Verde, o vinho do Douro, o vinho de Trás-os-Montes, da Bairrada, do Dão, de Távora-Varosa, da beira Interior, de Lisboa, do Tejo, do Alentejo, da Península de Setúbal, do Algarve, dos Açores e também o da Madeira. Os brasileiros gostam de vinho português e têm vindo a descobrir as várias regiões produtoras de vinho. É nossa missão fazer chegar mais rótulos ao Brasil, mostrando toda a excelência dos vinhos de Portugal.