O Rio entrou na rota da principal organização internacional de mulheres que trabalham no mercado cervejeiro, o Pink Boots Society. Neste sábado, 5 de março, as representantes do grupo no estado se juntam na fábrica da Noi, em Niterói, para produzir uma cerveja em homenagem ao Dia Internacional da Mulher - que é comemorado três dias depois, em 8 de março. A cerveja será no estilo Gose (e você não foi o primeiro a pensar nesse trocadilho!), levemente ácido e salgado, que receberá adição de cajá.
- É a primeira vez que o grupo do Rio se reúne para produzir uma cerveja. Começamos o núcleo em setembro do ano passado - explica Amanda Henriques, editora do site Maria Cevada, especializado em cervejas. - Vamos produzir 50 litros de uma Gose com 4,5% de álcool, receita desenvolvida pela cervejeira Maíra Kimura da carioca 2cabeças. [A Maíra já foi entrevista pelo SAIDEIRA sobre a participação das mulheres neste mercado.]
As cervejas serão comercializadas (avisaremos por aqui) e parte do lucro será revertido para que a organização patrocine bolsas de estudo e descontos em cursos para mulheres. Fundado nos Estados Unidos em 2007, o grupo de empoderamento feminino no setor cervejeiro é formado exclusivamente por mulheres que já estão neste mercado. Atualmente, são mais de 2.500 integrantes registradas em todo o mundo.
No Rio, há integrantes que trabalham nas cervejarias Noi, Therezópolis, Buda Beer e 2cabeças, além de distribuidoras, importadoras e jornalistas. No Brasil, o International Women’s Collaboration Brew Day vai rolar também em São Paulo e Recife. O estilo Gose será feito em todo mundo, e em cada região serão acrescentados ingredientes locais na receita.