Um espumante gaúcho derrotou os melhores champanhes na própria França e foi escolhido o melhor do mundo no concurso 26º Vinalies Internacionales. O vencedor foi o 130 Blanc de Blanc Brut da Casa Valduga, produzido no Vale dos Vinhedos. A competição é uma das mais importantes do universo do vinho, feita pela União de Enólogos Franceses. Durante cinco dias, 130 jurados de 40 países se reuniram em Paris e provaram, às cegas, mais de 3.500 rótulos de espumantes e vinhos tranquilos vindos dos quatro cantos do planeta.
Na avaliação dos jurados, o sabor do 130 foi descrito como um espumante com sabor de verão, com bolhas finas de cor amarelo palha e reflexos verdes. De aromas são inicialmente discretos e oferecem uma paleta aromática rica e complexa: notas de avelã e flor de laranjeira desaparecem suavemente e dão lugar a aromas gourmet de bolo de baunilha, praliné e torta de amêndoa. Na boca, tem frescor e é redondo. Sua dosagem de açúcar é equilibrada e tem estrutura. Por seu equilíbrio, pode acompanhar vários pratos, como atum ou queijo pecorino com mel.
O projeto do 130 Brut nasceu há 15 anos, quando a Casa Valduga decidiu elaborar um espumante ícone do Brasil em homenagem aos 130 anos da chegada da família Valduga ao país. Em 2016, lançou as versões Blanc de Blanc, feita com uvas Chardonnay das melhores safras, e Blanc de Noir, com Pinot Noir.
O Blanc de Blanc é feito pelo método tradicional e tem 36 meses de autólise de leveduras. É recomendada a guarda até 8 anos após o dégorgement. A harmonização sugerida pela Valduga é com peixes, frutos do mar, risotos, culinária japonesa e mediterrânea.
Sua coloração é amarelo palha e fino perlage. O aroma mostra notas cítricas, frutadas e nuances amanteigadas e de brioche.
Mais três premiados
Três espumanetes da Ponto Nero, também do Grupo Famiglia Valduga, também foram premiados no concurso na França. O Ponto Nero Icon levou medalha de ouro e foi classificado entre os melhores do mundo; e o Ponto Nero Cult Brut e Ponto Nero Cult Brut Rosé conseguiu medalha de prata.
Onde encomendar
O espumante 130 Blanc de Blanc está esgotado no site da Casa Valduga. No Bebidas do Sul, sai por R$ 134. O Meu Vinho está aceitando encomendas.