Das experiências de vida de 15 bartenders negros saiu a primeira Carta Black de coquetéis. Trajetórias cheias de sabor e de complexidade que mudaram a partir do balcão e, agora, estão contadas em forma de drinques. Idealizado por Zurriê Souza Firmo em parceria com outros bartenders, o projeto vai além das coqueteleiras e incentiva treinamentos e debates na gastronomia.
Estão com a carta black o Canastra Ipanema, Canastra Rose, Coltivi Botafogo, Garoa Ipanema, Lê Pulê, Heat Firhouse e no bar do hotel Yoo2, cada um com um drinque autoral. Na quarta, Zurriê estará com José Ronaldo no balcão de Pretinho Cereja, no Garoa Ipanema, para dividir uma noite animada de drinques.
Hoje, a partir das 13h, o Refettorio Gastronomotiva, na Lapa, abre as portas para discutir a valorização dos negros profissionais de bar, além de celebrar o Mês da Consciência Negra.
Quem comanda o bate-papo é Mariana Luízie Lisbôa, professora do curso de bartender do Senac e mixologia na SindRio. Com ela, estarão João Diamante, Eduardo Galvão, Jéssica Cerqueira, Gil Ventura, Andreia Patrícia, Itamar Cunha Filho, e o Som de Preta, com Rachel Barros, Rapha Yves e Natana Magalhães.
Para dar ainda mais relevância ao projeto, a Carta Black vai permitir a capacitação de 36 pessoas numa oficina da escola de coquetéis Bar Skull. no curso, Michel Agaes, professor e sócio da escola, falará sobre a hHistória da coquetelaria;, funções dos profissionais de bar, consumo responsável, apresentará coquetéis e falará sobre produção alcoólica.
O evento só termina no dia 27 de novembro, no
Canastra Bar, em Ipanema, com a entrega de prêmio aos homenageados pelas mãos de Clarisse Miranda.
Serão homenageados: Thiago Teixeira, Thiago Jamaica, Igor Renovato,
Douglas Henrique, Plínio Joaquim, Marcelo Zulu, Rodrigo Jesus, Leo Black,
Yure Evangelista, Roger Bastos, Marcelo Emídio, Gabriel Oliveira,
Mariana Luízie Lisbôa, Edson Silva e Anderson Santos.
Confir aos coquetéis da noite de quarta-feira
Pretinho Cereja
Palmares:
Bacardi Anejo 4, mix maracujá, caramelo Salgado e limão
Ronaldo
1695: Bacardi Anejo 4, Dewars 12, Cynar, Cold Brew ao Leu e Bitter, e
CML: Bombay Saphire, Leblon, manga, cardamomo, creme de leite e club soda.
Zurriê
Marielle: Bombay Saphire, mix abacaxi e siciliano, tônica e Hibisco.
Sambar: Bacardi Anejo 4, mix de maracujá, Café ao Léu e espuma de frutas amarelas.