Pode preparar o brinde. Domingo, 12 de outubro, a do Rio de Janeiro comemora 25 anos de muitas garrafas e histórias. Para marcar a data, o grupo promove um jantar, no sábado, no Clube Monte Líbano.
Criado em 1994, o grupo tem como missão divulgar o destilado brasileiro de qualidade em encontros mensais, com degustação democrática de rótulos diversos, trazidos pelos confrades.
O primeiro encontro foi no Bar Bofetada, em Ipanema. Mas os planos não foram um sucesso de imediato. Na hora da cerimônia, o dono do bar decidiu voltar atrás e não permitir a degustação de aguardentes levadas pela turma.
O jeito foi beber o que tinha por lá mesmo. No caso, uma garrafa de Corisco, de Paraty, acompanhada de algumas manjubinhas. Na época, a conta deu R$ 100. De quebra, iniciaram uma tradição.
Além do idealizador do time Marcelo Câmara, participaram deste momento os seguintes pingófilos, por ordem de aparição no bar: Eduardo Pinto, Luiz Sampson, Lula, Beto e Auxiliadora.
Dois encontros depois, mais polêmica. A audiência da mesa ao lado pediu para ser incluída no grupo, já que havia participado de todos os ritos da primeira reunião - ainda que de penetras. A partir daí, foram aceitos como sócio-etílicos Kabinha, Ophélia, Rogério, Flávio e Sandes.