Primeiro foi a Hocus Pocus DNA, que abriu as portas na Rua Dezenove de Fevereiro, em Botafogo, em setembro do ano passado, numa casa onde funcionava uma antiga oficina mecânica, com tijolos e vigas aparentes, além de mesões comunitários. A rua passou a lotar e logo vieram outras duas cervejarias, a Mohave e a Brewsil, que abriram as portas nos últimos meses, criando um novo polo cervejeiro no bairro. E longe de virarem concorrentes, os três bares funcionam como uma espécie de parceiros, cada um com um estilo - e uma proposta diferente.
FOODTRUCKS QUE CRESCERAM E APARECERAM
O ambiente hipster é a marca da Hocus Pocus. Cobiçada no mundo lupulado, o bar conta com 14 torneiras, seis com chopes da casa e seis com marcas convidadas, mais um drinque e um soft drinque (como mate natural). Na cozinha, está o chef Aylton Viana (ex-Refeitório), que serve azeitonas empanadas, bolinhos de moqueca de peixe, sanduíche de carne assada por quatro horas, porção de três bolinhos fritos de linguiça artesanal e molho bechamel, sanduíche de croquete de língua com mostarda no pão de leite.
Já a Mohave, criada em 2015 por cinco amigos apaixonados por cerveja, cresceu e apareceu e deu cria: o Fort Mohave, como foi chamado o bar, que conta com 12 torneiras de chopes especiais e mais de 30 rótulos de diversas cervejarias, a maior parte de produção nacional. O menu traz o melhor da charcutaria, queijos e embutidos artesanais, além de novos clássicos como hambúrgueres especiais.
A inauguração oficial do espaço será neste sábado, a partir das 18h, em evento aberto ao público.
- O Fort Mohave surge como um refúgio cervejeiro no Rio. Desde que criamos a cervejaria, nosso grande objetivo é fortalecer a cultura cervejeira artesanal. Agora, com nosso próprio espaço, podemos avançar com essa missão. Fazemos questão de abraçar as cervejarias convidadas, atingindo a maior diversidade de tipos possível, trazendo também novidades da cena cervejeira internacional.
A última a ganhar um bar pra chamar de seu foi a cervejaria Brewsil, que nasceu em 2016 produzindo chope para vender nos tuk tuks da marca em eventos de rua do Rio. O negócio embrionário ganhou fôlego e a Brewsil lançou, utilizando garrafas de 600ml, os três estilos que fizeram sucesso com os chopes - o Errejota, Pilsen Premium não filtrado; o Sampa, Witbier, e o Floripa, uma Session Ipa).
O bar próprio em Botafogo, aberto na semana passada em um galpão onde também funcionava uma oficina mecânica, agora divide a calçada com as outras duas cervejarias. Da cozinha saem quitutes assinados pela Sabor de Fato, e é do Belga os três hambúrgueres servidos no bar, um deles elaborado especialmente para a casa. Tim tim.