Não são poucos os entusiastas que querem virar empresários no mercado em expansão de cerveja artesanal no Brasil. Pensando neles, a loja Melhores Cervejas do Mundo, em Copacabana, lança nesta segunda-feira um concurso de receitas caseiras que terá como prêmio uma consultoria jurídica e de construção de marca para iniciar uma cervejaria cigana - ou seja, uma marca que produz a bebida em fábrica de terceiros. O novo empresário sairá com a papelada pronta na mão e, de quebra, 400 litros para comercializar. A premiação é avaliada em R$ 12 mil.
[LEIA MAIS: Hop Lab promove semana da Founders com KBS e outros 10 rótulos]
- Este prêmio é inédito. Vou dar toda a consultoria para que o vencedor entre de fato no mercado, com CNPJ próprio e produção entregue na mão dele. O lançamento da cervejaria será na Melhores Cervejas do Mundo - afirma Bruno Lopes, dono da loja e que é advogado e consultor no setor. - É um prêmio para empreendedores. Em toda terceira quinta-feira do mês, recebemos uma encontro dos Cervejeiros Caseiros da Zona Sul e notamos que muitos deles querem entrar no mercado e têm talento para isso.
O estilo escolhido para o concurso é o India Pale Ale, o mais popular entre os consumidores de cerveja artesanal nos bares cariocas. Há limite de 50 concorrentes. As inscrições gratuitas começam nesta segunda-feira, 12 de setembro, a partir das 15h, e as bebidas deverão ser entregues em novembro para a avaliação de sommeliers de cerveja. O resultado sai em dezembro.
Mais detalhes do concurso serão divulgados durante a festa de um ano da loja Melhores Cervejas do Mundo, neste sábado, 10, das 15h às 22h, que terá 12 tipos de cervejas diferentes liberados em seis chopeiras e ingressos a R$ 120. Entre os rótulos disponíveis estão: Alpha Ryeno, colaborativa das paulistas Dogma e JBeer; Holy Cow, da gaúcha Seasons; e Interstellar, da Hocus Pocus.
Ainda no tema empreendedorismo cervejeiro, Bruno Lopes promeve duas palestras no DCE Raul Amaro, na PUC-Rio. No dia 14, às 19h, ele discutirá a trajetória dos cervejeiros, das panelas de casa para fábricas, com Sergio Fraga, fundador da cervejaria Fraga, em Vargem Pequena, e José Raimundo Padilha, sommelier de cerveja dos supermercados Zona Sul. No dia seguinte, às 19h, Lopes estará acompanhado do também advogado Eduardo Navarro para falar sobre a incidência tributária nas cervejas.
[LEIA MAIS: Trip ganha medalha de ouro em Londres e lança lata no Rio]