Quantcast
Channel: Saideira - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331

Arte Viva lança espumantes e tintos que revelam os terroirs gaúchos

$
0
0

Arte Viva: lançamento de espumantes e tintos

A vinícola gaúcha Arte Viva, de Monte Belo, lançou um trio de espumantes e dois blends tintos que revelam os aromas e sabores de diferentes terroirs daquele estado. As novidades com borbulhas são da linha Elementar: Nature Chardonnay/Riesling; Nature Riesling e Nature Pinot Noir, elaborados pelo enólogo Giovanni Ferrari.

No caso dos espumantes, Ferrari busca produzir exemplares premium com o método ancestral. Ele explica que a fermentação começa no tanque de inox e, quando está perto do fim, o vinho é engarrafado e as leveduras continuam agindo para realizar o término da fermentação e acumular a pressão necessária na garrafa.

O espumante Arteviva Elementar Chardonnay e Riesling

- No método ancestral, colhemos as uvas com maturação acima da média para poder fazer todo o processo apenas com o açúcar da fruta, sem adição do licor de expedição. O resultado são espumantes que se destacam por notas olfativas que entregam complexidade e fineza de aromas além de excelente acidez e volume de boca, evidenciando características como frescor, persistência e vivacidade - explica.

Já os dois cortes com uvas tintas são feitos com as cinco castas da Serra e da Campanha Gaúcha: Tannat, Merlot, Alicante Bouchet, Cabernet Franc e Marselan. Os rótulos são o Arteviva Sinônimos Blend 2021 e do Arte Viva Sinônimos Blend Singular Tannat 2021:

- São vinhos ecléticos, que agradam tanto o paladar de iniciantes quanto de especialistas - descreve Ferrari.

Arte Viva: blends tintos com uvas de diferentes regiões gaúchas

Para fazer os dois vinhos, o enólogo partiu de 5 mil litros de um blend que passou por carvalho francês e era composto por 40% de Merlot (do Vale dos Vinhedos e de Cotiporã); 31% de Tannat (de Santana do Livramento), 12% de Cabernet Franc (de Quaraí), 12% de Alicante Bouchet (de Cotiporã) e 5% de Marselan (de Santana do Livramento).

Depois, Ferrari dividiu o produto em dois cortes de 2,5 mil litros. Um foi engarrafado com essa composição.Já o outro recebeu uma barrica com Tannat, dando origem ao Blend Singular Tannat e seu corte ficou com a predominância desta uva. Ele passou a ter 37,36% de Tannat; 36,3% de Merlot; 10,9% de Cabernet Franc; 10,9% de Alicante Bouchet; e 4,54% de Marselan.

O enólogo Giovanni Ferrari: "A uva Tannat é bastante potente, marca muito"

- O que o Tannat te dá de singular que vai agregar ao corte? Por exemplo, a Cabernet Franc e a Marselan trazem muita fruta madura. A Merlot tem a complexidade aromática, um toque de erva fina, fruta vermelha. A Alicante traz aroma mais herbáceo e um toque de tabaco e algumas especiarias, mesmo sem passar pelo carvalho. A Tannat é bastante potente, marca muito. O Singular veio justamente para mostrar isso. O blend é o meu serviço favorito - conta o enólogo.

Quem quiser comprar os dois blends para compará-los, pode adquirir o kit com duas garrafas - uma de cada rótulo - ou caixas fechadas com seis garrafas do mesmo produto.

- É legal fazer a comparação e analisar o que a Tannat aporta ao vinho. Muda totalmente. É como se o consumidor estivesse na vinícola participando da mesa de decisões na elaboração do produto - brinca.

Arte Viva: Produção é de 55 mil garrafas por ano

Saiba mais sobre os rótulos:

Arteviva Elementar Nature Chardonnay/Riesling (RS 130) - Elaborado com uvas de Monte Belo do Sul e de Garibaldi. Tem coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, notas florais e de frutas como carambola, nêspera, além de toques de baunilha e chocolate branco. Na boca, tem frescor marcante. Harmoniza com pizzas, queijos, bolinho de bacalhau, ostra gratinada, carnes brancas e risotos leves. Foram produzidas 2,5 mil garrafas.

Arteviva Elementar Nature Riesling (RS 130) - Produzido com uvas de Monte Belo do Sul e de Garibaldi. Com coloração amarelo palha, revela notas florais de camomila e de frutas amarelas maduras, além de toques de baunilha e chocolate branco. Apresenta frescor na boca e combina com pizzas, queijos, bolinho de bacalhau, ostra gratinada, carnes brancas e risotos leves. Foram produzidas mil garrafas.

A  Arte Viva foi fundada em 2019

Arteviva Elementar Nature Pinot Noir (RS 130) - Feito com uvas de Monte Belo do Sul e de Garibaldi. O rosé tem coloração cobre com reflexos avermelhados e aromas de frutas frescas silvestres como pitanga e cereja, além de notas de mel, baunilha e brioche. Vai bem com pizzas, queijos, canapés, carnes brancas, risotos, frutos do mar e massas leves.

Arteviva Sinônimos Blend 2021 (R$ 93,60) - Revela notas de baunilha e cappuccino, com frutas vermelhas em compota, além de frutas negras como amoras e mirtilo. Tem 13,24% de álcool. Combina com pizzas, massas, grelhados, carne suína e aves em geral.

Arteviva Sinônimos Blend Singular Tannat 2021 - Nele, o Tannat fica em evidência, com notas de ameixa preta, cacau, mentolado, frutas negras, especiarias e o café. O teor alcoólico é de 13,06%. Harmoniza com com pizzas, massas, grelhados, carne suína e aves em geral.

Á venda na loja virtual (www.vinicolaarteviva.com.br) e em pontos de venda pelo país.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>