Quantcast
Channel: Saideira - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331

Sebastiana terá festival on-line com mesas de conversa e lives musicais

$
0
0

O cortejo do  Imprensa Que Eu Gamo, em Laranjeiras,  08/02/2020

A Sebastiana - Associação Independente dos Blocos de Rua - fará, na sexta-feira e no sábado, o festival "Meu bloco nas redes – 36 anos de retomada carnavalesca", com transmitissão ao vivo pelo YouTube. Serão duas mesas de conversa sobre a retomada do carnaval após a pandemia da Covid-19 na sexta-feira às 18h e às 20h. Já no sábado, às 20h, haverá uma live musical, com dez blocos, no Teatro Rival Refit, e a Festa Carnaval Remix, às 21h30. As atividades estão na programação da 16ª edição do Desenrolando a Serpentina.

- A proposta do festival é buscar, a partir de momentos de uma iniciativa inédita de valorização da cultura carioca, minimizar os impactos negativos da pandemia. Os participantes, que fazem o carnaval de rua no Rio de Janeiro, vão presentear o público com a alegria do carnaval e com a história dos blocos que promoveram o reflorescimento do carnaval de rua nas décadas de 1980 e 1990 - explica a jornalista Rita Fernandes, fundadora e presidente da Sebastiana e curadora do festival.

Os cantores Moyseis Marques, Marina Isis e Leonardo Bessa vão conduzir a live musical, com a participação dos mestres de bateria Penha (Simpatia É Quase Amor, Escravos da Mauá, Imprensa Que Eu Gamo e Meu Bem Volto Já), Filipão (Suvaco do Cristo e Barbas) e Felipe (Carmelitas). Já a jornalista e apresentadora Alinne Prado, que foi porta-bandeira do bloco Imprensa Que Eu Gamo por 15 anos, será a mestre de cerimônia.

Será realizado um passeio musical pela história dos blocos responsáveis pela retomada do carnaval de rua nos anos 1980 e 1990, com cantores, ritmistas e mestres de bateria de nove blocos da Sebastiana e do convidado Clube do Samba, fundado em 1979 pelo cantor e compositor João Nogueira.

- Vamos oferecer ao público uma pequena festa carnavalesca, levando alegria às casas dos foliões e amantes do carnaval. E também valorizar a memória de um importante período do carnaval de rua carioca, a partir de uma retrospectiva histórica da retomada do carnaval de rua do Rio que serviu de inspiração, inclusive, para outras capitais, e que veio a resultar no boom, já no século 21, com mais de 700 desfiles de blocos na cidade - diz Rita.

Sexta-feira

Meu bloco na rede (90 minutos) - 18h

Temas: Lugar de bloco é na rua. Numa relação permanente com a cidade. Como conviver com a virtualização do carnaval e os novos formatos? Oficinas e apresentações migraram para as redes. Esses novos formatos sobrevivem mesmo quando voltarmos às ruas? Muda a relação da festa com a rua depois da pandemia?

Mediação: Jorgito Sapia (vice-presidente da Sebastiana)

Convidados: Marina Frydberg (UFF), Andrea Estevão (jornalista e pesquisadora de Carnaval), Pepe Jordão (Fundação de Arte de Pernambuco) e Raquel Potí (Artista, perna-de-pau e professora).

Meu bloco na rua (90 minutos) - 20h

A saúde do carnaval. O carnaval e a cidade, perspectivas para o retorno às ruas. Condições sanitárias, o oxigênio que o carnaval traz para a sociedade como manifestação de liberdade e cultura, carnaval e inclusão.

Mediação: Rita Fernandes (presidente da Sebastiana)

Convidados: Renata Rodrigues (Mulheres Rodadas/Rio), Luis Antonio Simas (historiador e escritor), Garnizé (Tambores de Olokun/Rio) e Nayara Garófalo (Bloco Angola Janga/Belo Horizonte).

Sábado

Live musical - 20h

Os cantores-apresentadores apresentarão um pout pourri de marchinhas tradicionais. Em seguida, os blocos fundados nos anos 1980, 1990 e os blocos acústicos (Gigantes da Lira e Virtual) apresentarão sambas autorais. Ao fim, farão um bailinho com marchinhas e sambas-enredo de sucesso, como "Explode coração", do desfile campeão do Salgueiro, em 1993, e "História para ninar gente grande", da Mangueira, em 2019.

Serão homenageados os blocos Banda de Ipanema, Charme da Simpatia e Clube do Samba, que inspiraram a criação do Simpatia É Quase Amor, do Suvaco do Cristo e do Barbas. Os cantores que representarão os blocos durante a live são: Claudia Baldarelli (Escravos da Mauá); Didu Nogueira (Bloco do Barbas e do Clube do Samba); Deivid Domênico (Meu Bem Volto Já); Leonardo Bessa (Imprensa Que Eu Gamo); Léo Simpatia (Carmelitas); Ronald Valle (Suvaco do Cristo) e Maju Nunes (Bloco Virtual).

O encerramento será com a bateria da Sebastiana, com a participação de ritmistas e dos mestres de bateria dos blocos Clube do Samba, Simpatia É Quase Amor, Barbas e Suvaco do Cristo, Carmelitas, Escravos da Mauá, Meu Bem Volto Já, Imprensa Que Eu Gamo, Gigantes da Lira e Bloco Virtual.

Festa Carnaval Remix - 21h30

O DJ MAM fará uma releitura de clássicos de músicas de blocos. A festa terá ainda projeções super animadas do VJ Ratón.

Serviço
Festival Sebastiana "Meu bloco Nas Redes – 36 anos de retomada carnavalesca"
Programação:
Mesas de conversa - 3 de setembro, às 18h e às 20h
Live musical - 4 de setembro, às 20h
Festa Carnaval Remix (21h30)
Transmissão: canal da Sebastiana no YouTube (https://www.youtube.com/c/sebastianaoficial)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>