É com o objetivo de fazer um resgate do universo das gafieiras que o Boteco & Gafieira Seu França estreou, na última sexta-feira (16), na Lapa. A nova casa, que é tocada pelos irmãos Fábio e Rodrigo França, está funcionando no mesmo sobrado onde funcionava a ONG Espaço de Estética e Cultura Afrodai, nas décadas de 1990 e 2000. O coletivo formado pela cabeleireira Idalice Moreira Bastos, a Dai – que morreu em 2012 – dava aulas para meninas entre 14 e 20 anos das comunidades cariocas e também vendia roupas sob medida, maquiagem, bijuterias e comida africana e baiana.
Além dessa vocação preta, o novo point também presta uma homenagem muito especial:
– Eu e meu irmão estávamos pensando em um empreendimento que homenageasse o nosso ancestral pai. Ele era muito boêmio, amava a noite carioca, e somos de uma família de pessoas pioneiras nas escolas de samba do Rio. Papai era da ala de passo marcado da Império Serrano. Hoje, ela seria a famosa ala coreografada – explica Rodrigo França.
E como samba e comida sempre andaram de mãos dadas, o cardápio oferecido na casa terá os hits da gastronomia afrocarioca, além de promoções como a dose dupla de drinques de terça a quarta (de 13h das 15h e das 17h às 20h):
– Nós crescemos no subúrbio, numa casa de família preta. Então, lá sempre terá fartura e preço honesto. E tudo muito bem empratado. Temos um bolinho de rabada, pastel de costela, feijoada e cozido com a receita do nosso pai – diz Rodrigo.
E, como uma boa gafieira que se preza, a casa também terá apresentações de artistas do samba que já possuem uma notoriedade, e também daqueles que estão precisando de espaço.
– Mesmo antes da pandemia, o Rio estava carente de casas de show de pequeno e médio parte. Chegamos para somar – finaliza o proprietário, que também é artista.
Boteco & Gafieira Seu França: Rua Joaquim Silva 123, Lapa. Ter, qua, qui e dom, das 11h à meia-noite. Sex e sáb, das 11h à 1h.