A ABS-Rio, no Flamengo, vai fazer, na sexta-feira, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, uma degustação de vinhos elaborados por mulheres. Exclusivo para mulheres, o evento será conduzido por quatro palestrantes do sexo feminino. A sommelière Tita Moraes vai apresentar o espumante rosé brut 3B, da enóloga portuguesa Filipa Pato.
- Participar deste evento me traz muita alegria como profissional e ex-aluna, pois me permite representar um pouco a minha geração, em sensibilidade, e na forma de comunicar. Tive liberdade para escolher um vinho que eu conheço bem, de que gosto e com que tenho muito prazer em trabalhar. Sempre quero apresentar a todos o 3B de Filipa Pato.
Tita afirma que falar de uma enóloga como a Filipa é uma responsabilidade imensa:
- Filipa Pato é original, uma pessoa forte e espirituosa. Ela traz em seus vinhos uma identidade própria, construída com muita experiência adquirida não só na Bairrada, mas trazida de vários lugares do mundo para no fim honrar as características regionais, as castas tradicionais, em processos que resgatam a memória, o compromisso com a natureza, a história, a cultura local. Isso sem perder de vista o que a tecnologia tem de melhor para oferecer. São vinhos orgânicos e biodinâmicos, "sem maquiagem" mas com uma elegância inquestionável - analisa.
A professora Lucília Farias servirá o Montoito, da vinícola portuguesa Casa Agrícola Santana Ramalho, comandada por Graça Santana Ramalho, que ela conhece, desde os anos 1990, e a quem visitava durantes viagens ao Alentejo, em Portugal, com grupos da ABS-RJ:
- Nosso grupo sempre foi recebido por Graça e Joaquim Madeira, proprietários da vinícola Casa de Sabicos, a 36 quilômetros de Évora. Graça nos acolhia como se pertencêssemos à sua família e nos recebia em sua casa. Almoçávamos na varanda, com pão, vinho de primeiríssima qualidade e iguarias preparadas por ela e pela equipe da vinícola, que à época era era mínima, seis ou sete pessoas desdobrando-se na colheita das uvas, seleção de cachos e bagos e preparação das refeições.
Lucília lembra que Graça e Joaquim transmitiam aos brasileiros toda a sua sabedoria sobre vinificação, falando de temas como castas e amadurecimento.
- Perdi o casal de vista, e desapareceu do mercado o tão apreciado vinho Joaquim Madeira e o inigualável Vó Sabica. Para minha satisfação, recentemente, os rótulos da Casa de Sabicos voltaram a ser distribuídos no Brasil. Não poderia perder a oportunidade de apresentar um vinho produzido por Graça Santana Ramalho. Será o vinho de “porta de entrada” o Foral de Montoito tinto 2017. Em tudo o que Graça faz existem o amor, a dedicação e a coragem de uma mulher extraordinária - afirma.
Já a diretora da ABS-RJ Maria Helena Tauhata vai apresentar o Gewüztraminer 2018 produzido por Rosana Wagner, da vinícola Cordilheira de Sant’Ana, no Rio Grande do Sul. A também diretora Ligia Peçanha vai finalizar com o argentino Cabernet Sauvignon Premium Reserva da Piattelli Vineyards, de Valéria Antolin.
Os rótulos serão harmonizados com pequenas porções de pratos, como o arroz de pato; a polenta mole com costela bovina desfiada; e o risoto de tacacá.
Serviço
Degustação Dia internacional da Mulher na ABS-Rio
Data: 6 de março, sexta-feira, às 18h30m
Endereço: Praia do Flamengo 66, bloco B sala 311, Flamengo.
Preço: R$ 149 (associadas ABS-Rio pagam R$ 129), inscrições pelo link https://abs-rio.com.br/eventos/dia-internacional-da-mulher-3/
Informações: 2265-2157