
O grupo Calvano e os Tatuís apresenta, nesta sexta-feira, o show de lançamento do EP “Tijuca”. A obra transita em várias vertentes da música popular brasileira, do samba ao maracatu e tem a rua como o ponto de partida. As músicas retratam cenas cariocas, como o carteado da Praça Saens Peña, no bairro da Zona Norte. Nos arranjos, congas, pandeiros e tamborins dialogam com alfaias e zabumbas.
- O novo EP é recheado de memórias afetivas; além de exaltar a Tijuca, bairro que moro desde que nasci, foi produzido por meu primeiro professor de violão, Clower Curtis, tornando o processo de gravação muito leve - conta o vocalista e violonista Gabriel Calvano.
Além das composições do novo EP, o segundo trabalho em estúdio da banda, o repertório do show vai mostrar faixas do primeiro trabalho de estúdio do grupo, “Emerita Brasiliensis”, quatro composições inéditas e releituras de Caetano Veloso, Simonal e Baiana System.
A banda é composta por Calvano, Matheus Schmidt (baixo), Tiago Nascimento (trompete) e Estevão Siffert (percussão). Ela se formou há três anos, em salas e terraços da Tijuca, mas o nome Tatuís vem da relação de todos os integrantes com as praias cariocas. As primeiras apresentações foram em bares, como o Urbanito Bar.
Com o tempo, o grupo montou o show "Baile dos Tatuís", que percorreu toda a cidade, com músicas de ícones da MPB, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Chico Buarque, Milton Nascimento. Em destaque, temporadas no Bar Carioca da Gema, na Lapa, no Rivalzinho, no Centro, e apresentações no Fuska Bar e Colab, em Botafogo.
Em julho do ano passado, lançaram o EP "Emerita Brasiliensis", gravado de forma independente com quatro músicas autorais. Em outubro, a banda pôs no ar o clipe da faixa “Vamos para Paraty", que está na programação do Music Box Brazil e Play TV.
A produção e os arranjos do EP são de Clower Curtis, que já realizou trabalhos para músicos como Elza Soares e Naná Vasconcellos.
Serviço
Show de lançamento do EP "Tijuca"
Endereço: Centro de Referência da Música Carioca, na Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca
Data: Dia 28, às 20h
Ingressos: R$ 30, meia R$ 15