O espetáculo “Tolstórias” volta esta quarta-feira ao palco da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. São seis histórias adaptadas do escritor russo Leon Tolstói que ficarão em cartaz de 12 a 21 de fevereiro, sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, às 19h. Na Rússia do século XIX, a genialidade do escritor russo revela questões ainda atuais, como machismo, desigualdade social e celeridade da vida.
- As histórias de Tolstói são de uma atualidade desconcertante, quase constrangedora. Estão lá a crítica aguda ao machismo, às convenções sobre o sucesso, ao abismo entre classes sociais e sobretudo ao desamor geral. Nada disso me parece superável em tempo algum pela humanidade. Mas parar de lutar para virar essas páginas não é uma opção - afirma a atriz e produtora Cilene Guedes.
O espetáculo está dividido em dois "volumes". No primeiro, serão apresentados os contos: "Senhores e servos", " A história de Ivan Ilitch" e "Onde está o amor Deus está também". No segundo, será a vez de "A Sonata a Kreutzer", "A Felicidade Conjugal" e "O poder da escuridão".
- A literatura de Tolstói nos convida a refletir sobre as formas de felicidade possíveis diante da efemeridade da existência, da inconstância do desejo e das diversas desigualdades estabelecidas pelo convívio social - diz Menelick de Carvalho, ator, idealizador e diretor do espetáculo.
os dois também estarão no palco com os atores Cilene Guedes, Ingrid Manzini, Laura Braga, Mateus Penna Firme e Vitor Louzada, que assinam a adaptação dos textos. A direção musical tem a assinatura de André Poyart. Vitor Louzada é codiretor. Ingrid Manzini assina os figurinos. Mateus Penna Firme criou o projeto gráfico. Cilene Guedes produz o espetáculo. O cenário é de Felipe Alencar.
Serviço
Tolstórias
Temporada: de 12 a 21 de fevereiro, às 19h
Endereço: Casa de Cultura Laura Alvim, Teatro Rogério Cardoso, Avenida Ataulfo de Paiva 269, Leblon
Horário: de quarta-feira a sexta-feira, às 19H
Preço: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)