Após o episódio deste ano em que o histórico Bar Luiz quase teve o seu derradeiro fechamento — o que gerou uma onda de solidariedade entre amigos e frequentadores — os antigos funcionários da casa que foram demitidos em novembro vão criar um outro restaurante de comida alemã, desta vez, na Tijuca: o Bar Luiza.
O novo projeto, que deve abrir na próxima semana, será no número 68 da Rua São Francisco Xavier. Lá, o comensal poderá encontrar clássicos da comida alemã, como strudel com creme, kassler com salada e eisbein (joelho de porco).
Ex-funcionário do Bar Luiz, Eliseu Sales, que está na nova empreitada junto de seu pai, de seu irmão e de mais três colegas que trabalharam no bar centenário da Rua da Carioca, disse que a nova casa está tendo o apoio de clientes amigos.
— A ideia é agregar todos os ex-funcionários como sócios, devido a amizade e relação de respeito por todos esses anos juntos. É para respeitar a história de cada um, pois tem pessoas que trabalharam lá por 40 anos — disse Eliseu.
Além de uma alusão ao trabalho onde todos se conheceram, o nome do restaurante presta uma homenagem a uma amiga de longa data dos funcionários.
— Nos momentos mais difíceis, foi a Luiza quem nos apoiou e nos deu o suporte para nos mantermos de pé em relação aos nossos ideais de continuidade de uma culinária centenária à qual quiseram pôr fim, nos afastando daquilo que sabemos fazer com muita qualidade e respeito ao próximo— explicou Eliseu.