O Mironga, de Luiz Varejão, vai oferecer cinco domingos de menu harmonizado com cervejas artesanais, a partir do dia 8 de maio. Serão cinco sabores assinados pelo premiado chef Ricardo Lapeyre, da Brasserie Lapeyre, acompanhados de bons goles escolhidos pelo sommelier Rafael Cavalieri.
Para estrear o menu especial, com entrada, prato principal e sobremesa, Ricardo preparou terrine, com patê de campagne, à base de carne de porco, fígado de galinha e pimenta do reino. Como prato principal, um Steak au poivre, com filé mignon, molho perfumado à base de conhaque e pimenta, e batatas Dauphine, uma mistura de pate a choux e purê de batatas. Para adoçar, éclair de café.
Para acompanhar, harmonizações com cervejas artesanais produzidas no Rio. Entre as esolhas estão rótulos das cervejarias Noi e Mistura Clássica e W Kattz.
O restaurateur ainda reserva mais uma surpresa: a obra Panacea Phantastica, um conjunto de azulejos que retratam 50 tipos de plantas alucinógenas de diversas partes do mundo, o mesmo que está no Centro de Arte Contemporânea em Inhotim, de sua irmã, a artista Adriana Varejão.
O prédio do restaurante foi construído na abertura da antiga Avenida Central, em 1904. Tombado, fica no coração do Porto Maravilha, onde está localizado o Museu do Amanhã e o Mosteiro de São Bento.
O cardápio varia a cada semana: terá ainda paté em croute, tartelete de limão, galantine de pato, peixe à la Niçoise e Carbonade Flamande - e muito mais. Tudo por R$ 115 por dia de almoço.