Depois da canja de Marisa Monte e Leoni que resolveram, no começo da semana, dar uma força aos estudantes de uma escola ocupada na Gávea, é a vez do samba e do rock darem seu recado. Neste sábado, sambistas e estudantes prestarão uma homenagem a Luiz Carlos da Vila, em uma roda de samba, a partir de meio-dia e meia, na ocupação da escola que leva o nome do compositor, em Manguinhos.
- O samba pede passagem para dar o seu recado! Será uma grande roda de samba em homenagem ao patrono do colégio. Cantaremos a resistência, a força, ao sonho, a vida, a luta, a negritude, a dor, a felicidade. - conta Virgílio dos Santos, um dos que estarão presente na roda.
Também estão confirmados nomes como Andrea Caciqueana, Cristina Bhering, Dorina, Manuela Trindade, Marina íris, Nina Rosa e Leandro Partideiro, dentre muitos outros.
No domingo, no Largo do Machado, o Colégio Estadual Amaro Cavalcante preparou uma noite de rock para receber doações. As bandas Sobreviventes (com ex-alunos do colégio), Petardos e Celso Lima farão show a partir das 17h. No som: Dj Chris e Sucrilhos.
E em Botafogo, a Audio Rebel, pequeno estúdio em Botafogo, também resolveu ajudar e se mobilizar. Neste domingo tem o Ocupa Rebel, com shows de Chacal, Aori, Aren, Chico Chico, Mihay, Gabriel Muzak, Raquel Coutinho, Jongui e Buiu Beat Box.
A ideia é arrecadar alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, como absorventes, desodorantes e sabonetes, para as 67 unidades onde há acampamentos no Rio. A ideia foi de Gabriel Muzak, que já havia sido convidado para um sarau no colégio Paulo Freire, no Cachambi.
- Quis fazer uma ação que não fosse só ir lá tocar na escola. Além da ajuda emocional que é a música, a molecada precisa de ajuda material. Comida na barriga que a luta tá só começando.
O músico sugeriu a proposta para Pedro Azevedo, da Audio Rebel, que topou na hora. Agora, Muzak tenta incluir o Semente, na Lapa, em uma ação parecida:
- Super topamos, porque sentimos a necessidade de ajudar nesse momento. Achamos importante melhorias na educação e mais acesso a cultura - conta Pedro Azevedo. - Faz parte da ideologia da casa e da maioria que frequenta aqui.
A Audio Rebel fica na Rua Visconde de Silva 55, em Botafogo. O evento acontece das 19h às 22h.
Sem ter avançado nas negociações, o governo optou por suspender o calendário das escolas ocupadas no Rio. Os cerca de 76 mil jovens afetados terão as aulas repostas em agosto deste ano, durante as Olimpíadas, nos sábados do segundo semestre de 2016 e em janeiro de 2017.