Na semana do Dia das Mães, perguntamos aos chefs os pratos inesquecíveis que suas mães serviam para eles. De macarrão com farofa ao tradicional matambre, eles contam quais os sabores que vão levar para sempre.
Paolo Lavezzini, Fasano Al Mare
O chef do Fasano Al Mare foi criado pela avó. Foi ao lado dela que ele deu seus primeiros passos na cozinha, ainda pequeno. Uma de suas maiores lembranças é de sua avó esticando massa fresca aos domingos, quando a família se reunia e e passava o dia todo ao redor da mesa.
Frédéric Monnier, Brasserie Rosário
Meu pai é chef, então minha mãe não cozinhava muito. Não fazia nada muito elaborado, mas o que fazia, fazia bem. Ela fazia uma carne no sal grosso com échalote chapa, só para mim e para o meu pai. Geralmente, os restaurantes faziam na frigideira.
Uma coisa que eu adorava e que ela fazia todo domingo à noite, desde que eu tinha uns 4 anos até eu sair de casa, era um macarrão gratinado com gruyère. Ela colocava um pouco de bechamel embaixo e por cima a crosta de queijo, e colocava no forno. A massa derretia e secava junto com o queijo para fazer corc.
Gastronomicamente não é uma técnica muito aprovada, mas é uma lembrança que vai ficar na minha cabeça a vida toda, que nunca vou esquecer. Recentemente, ela veio passar dois meses aqui e fez para mim.
Nathalie Passos, Naturalie Bistrô
No Naturalie Bistrô, Nathalie Passos tem a ajuda da mãe, Luciana Tiefel. Uma das receitas de mais sucesso no restaurante é a lasanha de abobrinha com ricota de búfala, servida com um molho de tomate especial. A receita é de Luciana.
- Esse molho sempre teve um gostinho da minha infância. Minha mãe sempre fazia em casa, no macarrão à bolonhesa, e eu lembro que dava muito trabalho, levava seis horas para ficar pronto e chegar ao ponto ideal - lembra Nathalie.
Pedro Siqueira, do Puro
O matambre, com certeza. Sempre fazemos ele recheado e a abóbora muito puxa puxa !! Como ela sabe que eu gosto, sempre que eu vou para Porto Alegre, ela faz para mim.
Manoela Zappa, Proza na Cozinha
Êita, tem taaaantos! Mas o bolo de carne com especiarias e batata gratinada que foi uma receita que ela aprendeu com a mãe dela, minha vó, que é italiana e cozinha muito bem.
Jimmy McManis, do Ogrostronomia
Strogonoff! Eu ajudava a fazer: purê de cebola na manteiga clarificada, carne flambada no conhaque e nata. Nada de catchup.
Daniela Almeida, Das Danis Buffet
A chef Daniela Almeida, do Das Danis Buffet, revela um segredinho de família.
- Minha mãe costumava preparar macarrão com farofa. Era uma camada de macarrão, outra de farofa, seguida por banana frita em cima. Depois de mais outra camada de macarrão e farofa, ela colocava a mistura no forno e ficava uma delícia! - conta a chef.
No bufê, Daniela também usa receitas adaptadas de sua infância.
- A mousse que fazemos é a mesma que minha mãe preparava quando eu era pequena. Adaptamos um pouco e agora fazemos a sobremesa com chocolate orgânico e colocamos um pouco de café para intensificar o sabor do chocolate. Além disso o arroz doce integral, que também é uma das minhas apostas, é uma receita que minha mãe fazia sempre e eu adorava.