Quantcast
Channel: Saideira - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331

Marina Iris estreia Samba que roda

$
0
0

Figura fácil dos lalaiás cariocas, Marina Iris estreia nesta quarta seu "Samba que roda", no Trapiche Gamboa. No projeto, ela será acompanhada sempre por representantes de uma roda diferente da cidade. Nesta quarta, às 20h30m, é a vez de Roda do Bip Bip, um dos principais refúgios do samba e choro na Zona Sul.

Junto com a garotada boa que faz semanalmente roda no tradicional Bar Bip Bip, em Copacabana, Marina prestará uma homenagem ao grande percussionista Mestre Trambique, que nos deixou recentemente, e à sua Vila Isabel. A roda contará com muitas canjas, entre elas, a do grande Paulão 7 cordas e a da talentosa cantora Maria Menezes, do grupo Arruda:

- A ideia surgiu de conversas recentes com amigos sobre a diversidade do samba, tanto em termos de repertório quanto de linguagem. Como gosto de circular pela cidade e me identifico com rodas muito distintas, pensei que não seria nada mal juntá-las num só projeto - conta a cantora.

Marina Íris no Semente

Dia 11, é a vez do Samba Rezadeiro - projeto carregado de sambas de roda, ijexás e uma pitada de MPB que Marina divide com a cantora Julieta Brandão. Neste dia, será exibido ao público pela primeira vez o clipe da música "Pra matar preconceito", de Raul DiCaprio e Manu da Cuíca, que exalta a mulher negra. A cantora Nina Rosa e a bailarina e atriz Ana Cê serão as convidadas da noite.

E na última quarta-feira do mês, no dia 25, ela recebe o Arrasta Povo, movimento criado para enaltecer a cultura do subúrbio, com eventos e produção de conteúdo audiovisual.

- A proposta não é forjar uma unidade, não é uniformizar o samba. Ao contrário, é reunir no mesmo projeto a singularidade de cada grupo que milita pelo fortalecimento do gênero. A cada quarta, me incorporarei a uma roda, Bip Bip, Samba Rezadeiro, Arrasta Povo, respeitando a onda das turmas que as formam. Esse é, inclusive, um bom desafio pra mim.

Um dos nomes da atual geração do samba carioca, Marina atualmente comanda as noites de sexta-feira no Carioca da Gema, ao lado de Julio Estrela. Também foi finalista da 3ª Amostra do Concurso Novos Bambas do Velho Samba, e tem experiência em casas tradicionais do Rio, como Bola Preta, Centro Cultural Carioca e Rio Scenarium. Ingressos a R$16 (lista amiga até as 16h pelo e-mail producao.marinairis@gmail.com: R$12).  


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>