“Planet Hemp: mantenha o respeito” (Belas-Letras, 496 pgs) é a reconstituição oficial dos 25 anos da banda carioca, formada por acaso num esbarrão no Catete entre dois caras. O livro escrito por Pedro de Luna será lançado hoje, na La Cucaracha, em Ipanema.
- É uma história cheia de contradições, cada um fala uma coisa, uma data, uma versão. São histórias de 25 anos atrás - conta, o autor, dizendo que o trabalho de pesquisa foi intenso. - Busquei muitas coisas cronológicas nos jornais, como shows, premiações.
A cobertura cotidiana com a banda no início da carreira, no entanto, não era lá muito simpática. Uma parte do livro mostra um recorte deste momento, principalmente o do episódio da prisão em Brasília por apologia ao uso de maconha, em 1997.
Das muitas das histórias do livro, Pedro destaca as de amizade, sempre.
- Em seis anos, entre os álbuns 'Usuário' e 'Homem Fumaça', muitos músicos talentosos passaram por lá. Seu Jorge foi um deles. Ele tinha acabado de sair do Farofa Carioca, precisava dar uma levantada na autoestima, o Marcelo comprou uma percussão para ele e disse: 'Meu irmão você é negão, negão sabe tocar tudo' - relembra, contando o desfecho que está no livro. - Ele diz que o Marcelo o tirou do fundo do poço. Por ele ser suburbano também, soube estender a mão para ele.
O evento começa às 18h e terá, além da presença autor , a exibição do "Legalize Já - A amizade nunca morre", Gustavo Bonafé, Johnny Araújo, e do curta "A Vitória não virá por acidente", de Matias Maxx, o Capitão Presença. O som fica nas mãos do DJ TioPensamento.
Se a banda vai ou não, não dá para saber. Eles estão no Rio. Pontualidade nunca foi o forte deles, já encontrar a galera... O seja, as chances são grandes.
O lugar do lançamento de hoje foi escolhido a dedo, também faz parte da história do grupo. Matias Maxx, da Cucaracha, ,que dirigiu um curta sobre a banda e é militante da causa.
- O livro é sobre isso, como a banda se formou e porque ela deu certo. E é porque ela ela era formada por amigos, tem carisma, sorte. Era uma família e todo mundo se influenciava - arremata.
Lançamento “Planet Hemp: mantenha o respeito”
La Cucaracha
Rua Teixeira de Mello 31
Das 18h até meia-noite