Quantcast
Channel: Saideira - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331

Vinhos de guarda dão o ar da graça nesta edição do Grand Hyatt Wine Club

$
0
0

Grand Hyatt Wine Club

Maduros, intensos e de grande personalidade, os vinhos de guarda são a estrela do Grand Hyatt Wine Club de hoje no hotel Grand Hyatt Rio. O evento vai apresentar vinhos como Niel Joubert Cabernet Sauvignon, Tokaji Oremus Furmint Mandolas, Mariposa tinto Reserva DOC, Sin Palabras Malbec, Promisis Toscana entre outros deste tipo que corresponde por 10% dos vinhos produzidos no mundo. O gerente do restaurante Cantô, Vitor Souza, nos falou um pouco mais sobre esta classificação:

Quais sã oas características de um bom vinho de guarda?
Basicamente, o que diferencia um vinho do outro é a concentração de alguns compostos, como o tanino, responsável pela sensação de secura na boca. Essas substâncias se desenvolvem com a associação de fatores como tipo da uva, método de cultivo, controle de rendimento da vinha e manipulação do enólogo. Há processos como a micro oxigenação, determinada por quantidades mínimas de oxigênio que entram em contato com a bebida, responsáveis por causar reações químicas e desenvolver o vinho de guarda. Ao longo do tempo essas reações vão refinando o vinho, conferindo maior complexidade de aromas e sabores. Também sua coloração é alterada. Os brancos ganham mais cor, os tintos perdem. Esses vinhos sim se enquadram na definição de “quanto mais velhos, melhor”. Mesmo dentro da garrafa, o vinho não está completamente isolado do meio ambiente. Quantidades mínimas de oxigênio passam pela rolha e entram em contato com o líquido. E é essa micro oxigenação que causa as reações químicas que desenvolvem o vinho de guarda, ganhando em amadurecimento. Com o tempo, os vinhos de guarda ficam mais delicados, com maciez em seus taninos e sutilidade em seus aromas. O tempo também altera sua aparência, sendo que os brancos ganham cor com o envelhecimento, enquanto os tintos, se tornam mais claros e ganham complexidade e sedimentos.

E como está o interesse do brasileiro por este tipo de vinho? Ele tem crescido?
Assim como o aumento do consumo do vinho em si, que está cada vez mais democrático, os brasileiros têm buscado aprofundar seu conhecimento sobre a bebida e investir cada vez mais em vinhos de maior qualidade que serão degustados em ocasiões especiais.

Para o consumidor comum, qual é a melhor forma de se guardar um vinho deste tipo?

Para um correto armazenamento, alguns itens são fundamentais, como: temperatura, iluminação, posição em que a garrafa será armazenada, umidade do ar e tempo de armazenamento. Caso não tenha uma adega climatizada em casa, Procure deixar seus vinhos em um local com temperatura constante evitando oscilações. A temperatura ideal para armazenar o vinho é de 12 ºC a 14 ºC. É importante armazenar a garrafa na posição horizontal, pois assim as rolhas estarão em contato com o vinho, mantendo-se úmidas e intactas, e impedindo a entrada de oxigênio para dentro da garrafa. Com relação à iluminação, o ideal é que o vinho seja armazenado em local escuro, protegido da luz solar e até da artificial.

SERVIÇO

ONDE: Grand Hyatt Rio: Av. Lúcio Costa 9.600, Barra (3797-1234).

QUANDO: Qui (26), a partir das 19h.

QUANTO: R$ 130 (pelo site http://www.pacoteshyatt.com.br/rio-de-janeiro).

CLASSIFICAÇÃO: 18 anos.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2331


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>